
A decoração do casamento
Compartilhe
Uma das coisas que mais nos orgulhamos no nosso casamento foi a decoração. Foi algo muito, muito mais simples do que as dos casamentos que costumamos gravar, provavelmente também foi mais simples do que as decorações que nossos convidados estavam acostumados a ver. Mas eu e o Rafa, desde o início, tínhamos prioridades, e falamos disso em outro post. E claro, nossas prioridades eram comer e beber bem, ter uma boa música para a galera se divertir, e as nossas lembranças.
Quando se está planejando o casamento é assustador o número de coisas que “brotam” na cabeça da gente, a quantidade de pendências para resolver. E olha que nós não somos leigos no assunto; vivemos casamento no nosso dia-a-dia, atendemos noivas e noivos com as mesmas angústias pelas quais passamos durante os preparativos do nosso casamento. Mesmo assim, chegou uma hora que eu, Vivi, pensei: que loucura, gente!! Mesmo assim, encaramos o desafio de decorar nossa cerimônia e festa! E como já tínhamos prometido, viemos contar um tiquinho desse processo louco!
Quando fomos escolher o lugar para casar a gente sabia que a decoração não seria o assunto complicado. Lógico, escolhemos a Vale dos Ventos pela energia boa que sentimos todas as vezes que estamos lá e pelas pessoas amadas que cuidam do lugar. Mas não dá para negar que achamos também que é um dos lugares mais lindos para se casar! E assim, entendemos que era nossa oportunidade de fazer um casamento com a nossa cara, o nosso jeitinho. Tínhamos vontade de pôr a mão na massa e de viver intensamente os preparativos, a organização e a montagem propriamente dita. Queríamos que tudo ficasse com a nossa cara!! Não para ser diferente, apenas para ser nosso, de verdade.
Com tudo isso na cabeça partimos para a ideia. Criamos, na nossa cabeça, um “projeto” de decoração, pensamos como gostaríamos que as coisas fossem e colocamos o pé no chão porque desde o início sabíamos que não conseguiríamos fazer algo muito elaborado. Só sabíamos que seria lindo!
E partimos pra execução!! Nessa hora nós não tivemos só boas ideias e disposição para pôr a mão na massa; tivemos amigos, tivemos sorte e tivemos ajuda. Eu acho que não tem outra forma de ilustrar como foi a decoração do casamento que não seja com as fotos do Cris, e explicando um pouquinho cada um dos detalhes. Aliás, uma das coisas bem legais foi que todo esse processo de montagem foi filmado e fotografado, assim não só vivemos tudo com intensidade, também temos as lembranças de cada um desses momentos dos dias que antecederam o grande dia! Lembram que lá em cima eu falei, de novo, que as lembranças eram nossa prioridade, né?!
Compramos cordões de led amarelinho. Eram 250 metros de luz pra gente iluminar tudo! A alternativa foi muito barata, deu trabalho pra pendurar e fazer as “cortininhas”, mas o resultado ficou maravilhoso! Muita gente se envolveu nesse processo de pendurar, ligar e programar cada cordão!




Nossa amiga, fotógrafa, e madrinha da noiva, Ana, nos trouxe oito gaiolinhas brancas, que cheias de flores ficaram lindas e delicadas (e combinaram até com a minha gaiola dourada de "vaga-lumes", parte da decoração do nosso AP que parou na decor do casamento!).

Na hora de lidar com as flores, o Ciro Bona, lá mesmo da Vale dos Ventos, deu aqueeeeela aula. Aliás, toda a compra das flores foi "assessorada" pelo Ciro. Depois, ele nos mostrou como cortar, trocar a água, o momento certo de distribuir, como montar os arranjos nas gaiolas e nos vasos. E a hora das flores foi a mais divertida, porque surgiu gente de tudo que é canto. Muuuitos amigos ajudaram a montar e rapidão estava tudo muito colorido e florido!


Tinha momentos que parecia um caos. Faz parte!!! Tínhamos 17 caixotes de feira, de madeira, e até hoje não sei bem como eles apareceram cheios de flores rsrs. Fomos jantar e quando voltamos eles estavam lindos! Suspeitamos do Ciro!

O deck ficou lindinho e aconchegante com as luzes! Arrastamos todo o mobiliário que conseguimos pra lá, tinha assentos e apoio pra quem preferiu o fresquinho da noite! Nesta foto, a montagem do mobiliário ainda não estava pronta, mas a luz cênica já estava instalada e fez tooooda a diferença (luz é amor, gente!).

No dia do casamento não me deixaram mais ir lá pra cima. Bom, eu comecei a me arrumar bem cedo e só o noivo deu uma escapadela. Quem colocou tudo no lugar na cerimônia foi a Bárbara (e a família dela). Fiquei de cara quando vi que tinha até técnica para alinhar as cadeiras!

Foi a Bárbara também quem colocou os doces no lugar e ajeitou tudo que faltava na festa. Acho que ela deve ter começado a trabalhar de madrugada, porque nos casamos às 15h30 e estava tudo perfeito!

O Ciro fez o bolo, decorou, e ainda fez uns arranjos de flores que nem estavam na programação! A mesa de doces teve aquele upgrade pelas mãos dele!

Até os lavabos ganharam um toque especial. O noivo personalizou a identificação com o tema preferido dele, Star Wars, e as saboneteiras nós personalizamos com as garrafas de Jack Daniels.




Na hora da cerimônia, não podia estar mais lindo e perfeito. O cenário que já era especial ficou colorido, aconchegante, simples mas cheio de amor! Os corações laranja eu cortei e colei nas horas vagas (usei um pacote de espetinho pra churrasco perdido numa gaveta aqui de casa). Foram 96 corações duplos pra dar aquele toque de romantismo. Até hoje não tenho certeza, mas acho que foi a Bárbara que espetou um por um no gramado!



Todas as mesas tinham muitas, muitas garrafinhas de flores bem coloridas. Decorei muuuuitas nas horas livres e usei a "herança" de dois casamentos! Em 2015, quando a ideia ainda era casar no ano seguinte, a Soraya me deu várias garrafinhas decoradas do casamento dela. Na época ficamos um bom tempo jogando fora a água para colocar as garrafas no carro e nem sabíamos ainda como guardar todas elas. Depois, mais perto do casamento, a Dora também nos presenteou com as que sobraram do casamento deles. Aí foi só dar uma reformada em algumas e distribuir garrafas por todos os lados.



A papelaria foi toda feita pelo noivo e impressa em casa mesmo. Uma identidade bem simples, mas bem a nossa cara. E ficou bem fofinho!

As iniciais em MDF compramos, guardamos, e por mais simples que fosse a pintura, nunca deu tempo de terminar. Coisas de casal na correria. Na última semana a Ana levou as peças e a tinta e até hoje não sei quem foi que as devolveu assim, lindinhas! Deram um charme lindo de cor pra mesa de doces!

Nossa mesa de doces, na verdade, não teve nenhum doce fino, brigadeiro... Tivemos muito pão de mel, amanteigados e até marshmallow. Pintamos latas (dessas de biscoitos!) de dourado para acomodar todos os doces e pronto! Cafezeiros que somos, levamos nossa Dolce Gusto e montamos com o que usamos aqui em casa uma mesa de café.

Olha esse letreiro LOVE? Esse foi empréstimo mesmo! Já a Pentax faz parte da decoração daqui de casa, era a câmera que fotografavam o Rafa quando ele nasceu. Esse espaço atrás da mesa de doces também tinha caricaturas nossas, feitas pelo Daniel Costa de Souza em um casamento que filmamos há alguns anos!


Bom, essa ponte linda de viver que tem lá na Vale merecia luzes amarelas igualmente lindas, e nossos queridos Du e Zanza arrasaram!

Esses vasinhos foram muito úteis! Usamos com flores, com passarinhos de sabonete, com sabonete em pétalas nos lavabos (hoje eles fazem parte da nossa casa).


A vista geral da nossa mesa de doces. Arrastamos muitas mesas até chegar num leiaute próximo a este, e no dia do casamento o Ciro que decidiu a configuração final (quando ele colocou os arranjos maiores). Ficou simples sim, colorida como queríamos, e muito linda!


A lição que tiramos de tudo? Fazer desse jeito a decoração do casamento dá muito mais trabalho que o convencional, e no mercado existem decoradores maravilhosos que podem ter esse trabalho por vocês! Mas, no nosso caso, essa entrega foi fundamental! Nos divertimos no processo, foi muito legal ver as pessoas aparecendo na sexta à noite para nos ajudar! Virou um momento divertido e fez parte da nossa comemoração do casamento!! No nosso caso representou também uma economia importante, mas o fator decisivo, foi, mesmo, fazer do nosso jeitinho!
Recebemos muitos elogios! Conta pra gente o que você achou!
Vivi e Rafa =)